quinta-feira, outubro 10, 2024

“INVERNO EM PARIS” (Le Lycéen)

Foto: Pandora Filmes
“INVERNO EM PARIS”, com direção de Christophe Honoré, mostra o jovem Lucas (Paul Kircher), que começa a ter outra perspectiva de vida após a morte repentina do pai em um acidente automobilístico.
Aos 17 anos de idade, ainda descobrindo a sua homossexualidade – que ele acredita ser um dos motivos pelo qual mantinha certo distanciamento do pai, Lucas está no último ano de internato. Pensando em repensar seu futuro, o garoto decide abandonar os estudos e desbravar Paris, após receber um convite do meio-irmão Quentin (Vincent Lacoste), que mora na capital francesa.
Em Paris, Lucas conhece o amigo de Quentin, Lillo (Erwan Kepoa Falé), um rapaz negro que trabalha num estacionamento, mas pretende ser um grande artista gráfico. Mas nunca deixa de falar com a mãe, Isabelle ((Juliette Binoche), que terá de recomeçar a vida sem o parceiro de vida, e tentando entender a mente do filho.
Conforme o diretor Christophe Honoré, a narrativa mergulha nas emoções caóticas e imprevisíveis do adolescente. “Fiz o meu melhor para ser leal ao adolescente que fui e às emoções que ele sentia. Usando a escrita e a direção para resgatar sua natureza caótica, avassaladora e imprevisível.” O diretor concluiu: “Acredito que o filme é, antes de tudo, uma história de amor. Não um melodrama, mas uma obra que almeja o amor”.
Honoré comenta sobre a escolha do protagonista: “Vimos quase 300 jovens. Sua sensibilidade (de Kircher) é realmente comovente (...) nós nos afeiçoamos muito um ao outro, e esse afeto foi uma fonte inesgotável de energia, alegria e confiança para nós dois”. O diretor também rasga elogios à Binoche, que já havia o rejeitado anteriormente em outra oportunidade: “Eu estava sonhando com isso, em trabalhar com Juliette Binoche há muito tempo. Procurei Juliette para um papel em um projeto anterior, mas ela recusou. Fico feliz que Juliette tenha dito “sim” para a personagem Isabelle”. Ele continua: “Ela trouxe um toque humano e uma profundidade que foram essenciais para o filme. Fiquei realmente impressionado com a força de seu desempenho e com sua paixão pelo cinema, que era palpável a cada passo do caminho”.
“Inverno em Paris” é uma obra delicada e que explora as complexidades de ser jovem e também das relações familiares. Um filme sensível, com atuações contidas, mas precisas. E que mostra que apesar de perdas pelo caminho, sempre existe esperança de que as coisas melhorem.
Cotação: ótimo
Duração: 2h03min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7ipnbU16zfI

Nenhum comentário: