quinta-feira, outubro 17, 2024

“O APRENDIZ” (The Apprentice)

Foto: Diamond Filmes
Faltando poucos dias para as eleições americanas, é lançado o polêmico filme “O Aprendiz” (The Apprentice), dirigido pelo iraniano Ali Abbasi (que disputou a Palma de Ouro em Cannes com "Holy Spider") e com o roteiro de Gabriel Sherman, a trama foca o começo da carreira empresarial de Donald Trump. O republicano foi o presidente dos EUA entre 2017 e 2021 e voltará à disputa contra a democrata Kamala Harris, em 5 de novembro. O título do filme faz referência ao reality show comandado por ele nos anos 2000.
“O Aprendiz” se inicia em meados dos anos 1970, indo até o final da década seguinte, em uma Nova York à beira da falência, de ruas sujas, com mendigos, prostitutas e traficantes nas calçadas. Até as imagens são granulada, lembrando os filmes daquela época.
Donald Trump é interpretado magistralmente por Sebastian Stan (o Soldado Invernal dos filmes da Marvel), tentando resolver problemas do negócio de sua família, procura o advogado Ron Cohn (Jeremy Strong, de Succession, e que deve concorrer ao Oscar por sua atuação). Cohn (1927-1986) foi uma figura polêmica norte-americana, tendo atuado ao lado de Joseph McCarthy na busca contra os comunistas nos anos 1950 e que sempre escondeu sua homossexualidade – ele morreu vítima da AIDS.
Cohn era um advogado que não se importava em quebrar regras e chantageando autoridades, para conseguir os seus objetivos. E o filme mostra que ele é o mestre que ensina Trump a virar o empresário sem escrúpulo, dono de um império imobiliário. A relação da dupla é a alma do longa-metragem.
Trump vai incorporando os ensinamentos de Cohn, em especial três regras fundamentais: vencer a qualquer preço, questionar o que é verdade e nunca admitir a derrota. Ele absorve tanto, que de um jovem patético, passa a ser um homem raivoso, chegando ao cúmulo de estuprar a primeira mulher, a tcheca Ivana Trump (a atriz búlgara Maria Bakalova, de Borat).
O filme tem todos os ingredientes para revoltar os fãs do candidato presidencial. Mas, infelizmente, não vai mudar a opinião deles sobre o ídolo, um homem dedicado a propagar as Fake News e que expõe muito ódio contra os estrangeiros, minorias e as mulheres.
Cotação: ótimo
Duração: 120min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=m7TkGQurpS8

Nenhum comentário: