terça-feira, fevereiro 10, 2026

“O Morro dos Ventos Uivantes” (Wuthering Heights)

Foto: Warner Bros.
A nova versão de “O Morro dos Ventos Uivantes” (Wuthering Heights) para o cinema é como uma facada no peito dos fãs da obra da escritora inglesa Emily Brontë (1818-1848), que publicou o livro em 1847, um ano antes de sua morte, vítima de tuberculose, aos 30 anos.
A diretora Emerald Fennell, que dirigiu o bom “Uma Bela Vingança” chega nesta que é mais uma adaptação da obra, tantas vezes revista no cinema e na TV, estragando tudo. Talvez a versão mais conhecida das telonas seja a de 1939, com Laurence Olivier no papel do rancoroso Heathcliff.
A trama central está lá, como no livro, contando a história do amor da jovem rica Catherine e do órfão Heathcliff, vividos respectivamente, por Margot Robbie ("Barbie") e Jacob Elordi (Frankenstein). E o atropelo já começa na mudança de raça do rapaz, que no livro é negro, e vira um cara branco – estamos em 2026, por favor, né!
Os dois são criados como irmãos, ele adotado pelo pai de Catherine, depois de ser encontrado nas ruas de Liverpool. Mas o amor fraternal deles vira amor, e Heathcliff se sente traído pela garota, desaparecendo por um tempo e depois de um tempo, retornando rancoroso e vingativo.
Mas a cineasta fez questão de sumir com alguns personagens centrais na trama, e criando ainda um filme que beira o soft-pornô, com várias cenas quentes de sexo. Que absolutamente não estão no livro e nem em versões anteriores no cinema. Inclusive o zelador Joseph, um homem extremamente religiosa, beirando a carolice, vira pegador de empregada...
Talvez Emerald Fennell queira atrair um novo público, que talvez não fosse ao cinema assistir ingleses deprimidos, sofredores, românticos, sentados tomando chá enquanto falam de suas agruras. Mas não precisava abusar tanto.
O novo “O Morro dos Ventos Uivantes” até apresenta cenas deslumbrantes, um belo visual de época, mas tem uma trilha sonora exagerada e situações que beiram o ridículo.
Porém talvez faça algum espectador curioso pegar o livro e aí sim, usufruir de uma bela história de amor, sofrimento e vingança. Mas o filme...quanta decepção.
Cotação: ruim
Duração: 2h16
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xmBW_EYuhv4

Nenhum comentário:

“O Morro dos Ventos Uivantes” (Wuthering Heights)

Foto: Warner Bros. A nova versão de “O Morro dos Ventos Uivantes” (Wuthering Heights) para o cinema é como uma facada no peito dos fãs da o...