Thursday, October 23, 2008

ÚLTIMA PARADA 174



Última Parada 174 não pretende ser fiel a história do menino de rua Sandro Nascimento, que em 12 de junho de 2000 raptou um ônibus e parou o Rio de Janeiro. Porém Bruno Barreto mostra bem o destino de crianças sem esperança e que vivem perdidas pelas ruas das grandes cidades, tentando sobreviver no dia a dia.
A história é baseada em fatos reais, cruzando a vida do verdadeiro Sandro, um dos sobreviventes da chacina da Candelária, no centro do Rio, em 1993, com um possível quase homônimo, orfão de pai e filho de Marisa, uma ex-drogada e que virou evângélica (Cris Viana).
Sandro (atuação destacada do garoto Michel Gomes) assume a identidade de Alessandro (Marcelo Mello Jr., que também dá uma aula de como ser um excepcional vilão no cinema), e poderia ter uma vida diferente, caso não tivesse fugido da casa dos tios com o sonho de conhecer Copacabana. Sem ter como voltar para casa, ele se junta a um grupo de meninos de rua. Ali ele selaria o seu destino. Sobrevivente da chacina, e sonhando em ser um cantor de rap, Sandro não consegue se adaptar ao mundo, pois é um rebelde, viciado em crogas e iletra do. Nem mesmo encontrando o carinho da mãe, que ele sabe não ser sua, e da representante de uma ONG, Walquíria (Anna Cotrim), ele se ajeita.
O espectador já sabe que tudo culminará na tragédia do ônibus 174, quando sequestra o veículo, causando a morte de uma das reféns e sendo morto pela polícia. Ultima Parada 174 deixa claro que não existe solução para o problema dos menores de ruas. As coisas só tendem a piorar.

No comments: