Tuesday, January 19, 2010

COCO ANTES DE CHANEL




Audrei Tatou parece ter nascido para fazer papéis de mulheres "chiques" - talvez uma reencarnação de Audrey Hepburn (até os primeiros nomes combinam). E ela, Tatou, mostra-se estupenda no papel de Coco, a mulher que revolucionou a moda no começo do século passado.
Aqui, em COCO ANTES DE CHANEL, direção de Anne Fontaine, vemos o começo quase desolador da vida da pequena Gabrielle, orfã de mãe, que é deixada junto com a irmã num orfanato. Aos 18 anos, vai ganhar o apelido que carregaria por toda a vida ao cantar uma música tradicional francesa em boates do interior francês. Ainda não temos a grande estilista, mas Coco já mostrava as qualidades que lhe fariam famosa, ao mesmo tempo que sofria desiluções amorosas, muito por causa de sua posição social do que intelectual.
O filme não poupa críticas ao modo como viviam os burgueses em seu mundinho isolado no começo do século XX, onde o trabalho era coisa a ser evitada. O que importavam era as festas nababescas, os jogos, principalmente a aposta em cavalos. Através de um namorado, Coco tentou penetrar neste círculo, mas só o conseguiria quando famosa, mas isso ficou para outro filme.

No comments: