Sunday, January 24, 2010

CIDADÃO BOILESEN



Henning Albert Boilesen foi um industrial dinamarquês naturalizado brasileiro que na década de 1960 colaborou com a ditadura brasileira. Seu histórico é magistralmente mostrado no documentário CIDADÃO BOILESEN, de Chaim Litewski. Confesso que me surpreendi com a extrema agilidade do filme, que captura imagens de época, mesclando com depoimentos de personagens que viveram aqueles tortuosos anos de chumbo.
As pessoas ligadas ao então governo militar, por vezes, tentam negar qualquer envolvimento de Boilesen com as forças repressivas - ele passava a "sacolinha" entre o empresariado para municiar os militares na então Operação Bandeirantes (OBAN), que tentava desbaratar a guerrilha no país, além de gostar de assistir as sessões de tortura nos porões da ditadura. E até chega a ser engraçado ver o coronel Erasmo Dias, morto recentemente, rejeitar a existência da tortura no Brasil...
O pessoal da esquerda, por sua vez, não poupa confissões. Um dos entrevistados, Eugênio Coelho da Paz, hoje professor de música no Rio de Janeiro, revela sem remorsos, ter sido o executor do tiro de misericórdia no então presidente da Ultragaz numa rua de São Paulo, em 1971. Enfim, CIDADÃO BOILESEN é um fantástico retrato de uma época que muitos querem esquecer, mas que não deve ser esquecida.
.
Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: