Thursday, February 04, 2010

GUERRA AO TERROR





GUERRA AO TERROR começa com a morte de um soldado especialista em desarmar bombas numa poeirenta rua da violenta Bagdá. Este temor de ser explodido numa terra estranha vai permear as quase duas horas deste espetacular filme dirigido por Kathryn Biglow, ex-esposa de James Cameron, ele mesmo, de Avatar e Titanic.
O soldado morto (rápida participação de Guy Pearce) faz parte de uma equipe, um trio, que sempre é chamado quando volumes suspeitos são encontrados pelas vias da cidade, que vive diariamente o pânico de atentados terroristas. Para o lugar do sargento Matt Thompson, é convocado o sargento William James (Jeremy Renner), fã de heavy-metal e completamente ensandecido. Ele parece não ter medo dos riscos que corre ao fzer tal trabalho. Por vezes, chegando a colocar em perigo a vida dos colega, que em determinado momento, acabam nutrindo uma certa antipatia por ele.
O desconhecido, pelo menos para os brasileiros Jeremy Renner, de Extermínio 2 (onde também interpreta um intrépido soldado), tem uma atuação segura, demonstrando aos leigos o que deve ser o temor diante do risco de morte. Os coadjuvantes não deixam por menos. Interessante também é ver atores consagrados como Ralph Fiennes e Guy Pearce em papéis completamente secundários, sem se importar com isso. Devem ter se divertido muito.
GUERRA AO TERROR se coloca na linha de frente dos novos filmes de guerra, tendo muito de Valsa com Bashir, do israelense Ari Folman, e também por ser árido, modorrento, remetendo a Soldado Anônimo, de Sam Mendes, ótimo filme sobre a primeira guerra dos Estados Unidos com o Iraque, no início da década de 1990. E mostram soldados longe de casa, vivendo o perigo iminente da morte.
Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: