terça-feira, novembro 26, 2013

"Blue Jasmine"

Woody Allen não deu espaço para o humor no drama "Blue Jasmine", fugindo muito ao seu estilo. E Cate Blanchet tem uma atuação espetacular na história da dama da alta sociedade nova-iorquina que do dia para a noite se vê sem nada após o marido - o investidor financeiro Hal (Alec Baldwin) ser preso e se matar na prisão. Jasmine, que nasceu Jeanette, vai para San Francisco tentar reconstruir a vida, e morando de favor na casa da irmã pobretona e brega, Ginger (Sally Hawkins).

"Blue Jasmine" mostra o recomeço na vida de Jasmine. E ela não se encaixa em nada do que a nova vida lhe traz: o acanhado apartamento e os filhos barulhentos da irmã, o emprego como secretária de um dentista que dá em cima dela descaradamente, o curso de informática, pois Jasmine nem sabia ligar um computador antes de ir à ruína. A história é contada ainda trazendo flash-backs da vida anterior e aprazível que Jasmine tinha ao lado do marido, uma espécie de Madoff, o especulador financeiro que enganou meio mundo durante décadas e que no final da década passada acabou sendo desmascarado e hoje cumpre pena de 150 anos nos Estados Unidos. Cate Blanchet, presente em todas as cenas do filme, está esplendorosa no papel de uma milionária, que de repente se vê falida. Tão bem ainda está Sally Hawkins, a irmã fraca e insegura de Jasmine, e Baldwin, este sempre bem, no papel do vigarista, que consegue enganar toda uma sociedade.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...