Friday, November 08, 2013

"Capitão Philipps"


Baseado em evento real ocorrido em 2009, "Capitão Philipps" traz uma ótima parceria do diretor Paul Greengrass com Tom Hanks, perfeito no papel de um homem comum envolvido em fato que foge ao sei controle. O capitão do filme é Richard Phillips, de um navio que transportava mercadorias e alimentos na costa africana, próxima a Somália, lugar fértil para ataques de piratas somalis. E a ameaça acaba se concretizando, quando quatro piratas=, liderados por Muse (o ótimo novato Barkhad Abdi, ele mesmo nascido no país africano e imigrado ainda criança para os Estados Unidos), invadem o navio, pedindo dinheiro e ameaçando a tripulação a bordo. Nos minutos que se seguem, o capitão tentará convencer Muse e seus seguidores a levarem 30 mil dólares que está disponível no cofre. "Queremos milhões, não está ninharia", afirmam os piratas, sabendo que colocando a tripulação como refém, podem faturar alto na negociação, que nunca chegará a se concretizar.
A tensão vai crescendo e chega ao auge quando o capitão é colocado na baleeira e levado pelos piratas, a esta altura já perseguidos pela tropa americana anti-pirataria. Tom Hanks, como dito antes, está perfeito no papel de Phillips, com um olhar de medo e desespero por não conseguir deixar seus homens em segurança. Mas quem ganha a parada é o ator Barkhad Abdi, magérrimo e ameaçador, sempre mascando folhas de uma planta que carrega no bolso. Ele interpreta o ex-pescador Muse, que vê na pirataria uma forma de escapar da pobreza de seu vilarejo. Apesar de seu estilo frágil, mostra a cada atitude o quanto pode ser violento se não respeitado.
Enfim, "Capitão Philipps" é um ótimo thriller em alto mar, que só perde um pouco de força em seu final, quando torna-se um tabto patriótico, tentando mostrar o quanto os americanos são perfeitos em suas ações.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: