Thursday, September 05, 2019

"It - Capítulo 2" (It - Chapter Two)



O livro "It", do mestre do terror Stephen King já havia sido adaptado em 1990 em uma telessérie norte-americana, que foi lançada no Brasil em duas fitas VHS com o título "It – Uma Obra-Prima do Medo", que assisti diversas vezes. Já nos anos 10 do Século XXI, o diretor Andy Muschietti e a produtora Barbara Muschietti decidiram readaptar o livro de 1104 páginas em dois filmes. O primeiro saiu em 2017, e mostra o grupo auto-intitulado Os Otários combatendo o palhaço sobrenatural e assassino Pennywise no final dos anos 1980.

Agora, sai a continução, com "It - Capítulo 2" (It - Chapter Two), novamente com direção de Andy Muschietti, com o grupo se reunindo exatos 27 anos depois, devido ao retorno de Pennywise (Bill Skarsgård), que todos julgavam ter sido eliminado em 1989. O filme já começa violento, com uma sequência em um parque de diversões, onde ocorre um crime de ódio, com uma gangue surrando dois rapazes homossexuais. E é quando ressurge Pennywise.

Único remanescentes do Clube dos Otários a morar na cidadezinha, Mike (Isaiah Mustafa) começa a contatar o grupo, dispersado por várias cidades do país - Muschetti vai mostrando como está a situação de cada um deles, quase três décadas depois, muitos deles com frustrações e traumas. E ótima sacada foi pegar atores adultos que se assemelham muito as suas versões adolescentes.

Bill Hader, revelado em "Saturday Night Live", rouba todas as cenas como o Richie adulto, mostrando o drama do personagem e também colocando humor em suas cenas. James McAvoy vai bem como o protagonista Bill, assim como Jay Ryan, ótimo como o Ben (que de gordinho no primeiro filme, virou um homem musculoso e bonito), assim como James Ransone, Isaiah Mustafa, Andy Bean e Jessica Chastain, como a atormenda e sofrida Beverly, vítima de abuso dentro de seu lar. Mas tem de se tirar o chapéu para Bill Skarsgård no papel de Pennywise - sinistro, assustador e mentalmente perturbado.

"It - Capítulo 2" é longo, quase três horas, em certos momentos se mostra arrastado. Mas sempre sinistro, e com um final excepcional - que pode levar muita gente às lágrimas.

Cotação: ótimo
Duração: 2h49

Chico Izidro

No comments: