segunda-feira, setembro 02, 2019

"Yesterday"




A premissa é interessante: e se os Beatles nunca tivessem existido? Ou se sim, mas as pessoas terem esquecido completamente da existência dos Fab Four de Liverpool? Esta é a pegada de “Yesterday”, filme do diretor Danny Boyle (“Quem Quer Ser um Milionário?”) e escrito por Richard Curtis (“Cavalo de Guerra“). Mas uma ressalva – se apenas uma pessoa lembrasse que um dia a banda pisou na Terra e deixou obras musicais extraordinárias?

Assim, a trama foca no inglês descendente de indianos Jack Malik (Himesh Patel), um músico que ganha a vida trabalhando num depósito de um supermercado, mas sonhando em ser um astro pop compondo canções que apenas os amigos curtem e se apresentando em barzinhos e outros muquifos. Ele é empresariado pela amiga de infância Ellie Appleton (Lily James). Quase a ponto de desistir da carreira após outro show frustrado em um festival, Jack é atropelado por um ônibus em meio a um apagão que aconteceu no mundo inteiro.

O incidente provoca uma espécie de blackout na mente das pessoas. Ao sair do hospital, Jack ganha um violão dos seus amigos, que pedem que ele toque uma música. E Jack solta “Yesterday”, composta por Paul McCartney, gravada em 1965 para o álbum “Help!”, dos Beatles. Ellie e os demais amigos ficam de boca aberta com a música,“inédita” que escutaram. Jack, em princípio, acha que os amigos estão tirando onda com sua cara, até que começa a entender que as pessoas não se lembram mesmo da existência de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. E começa a estudar as músicas da banda, e mostrá-las como se ele houvesse compondo cada uma delas. E isso vai torná-lo famoso e rico. Mas qual o preço que Jack terá de pagar pela farsa?

Cada música dos Beatles no filme é bem utilizada, sendo encaixada no contexto de cada cena. E Boyle aproveita, até mesmo com a participação do músico Eddie Sheeran, a fazer uma crítica as músicas atuais, que carecem de criatividade e musicalidade. E como a idiotia pegou forte. Em certo momento, Jack apresenta sua nova “obra-prima”, “Hey Jude”, e os gênios do marketing acham que não vai pegar: por que não “Hey Dude”? Soa patético.

Os dois protagonistas, Patel e James têm química, sendo que o ator faz umas caras de idiota muito bem. Afinal, o que está acontecendo no mundo? Aliás, não é somente os Beatles que não existem neste universo. Muitos outros elementos da cultura e mesmo do dia a dia não existem, como a Coca-Cola, Harry Potter e cigarros...Enfim, “Yesterday” é uma bela homenagem à banda de Liverpool, e também uma comédia romântica.

Cotação: ótimo
Duração: 1h57

Chico Izidro

Nenhum comentário: