Tuesday, February 07, 2023

"Os Banshees de Inisherin"

"Os Banshees de Inisherin" dirigido e escrito por Martin McDonagh, conta a história de Pádraic (Colin Farrell), que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seu melhor amigo, Colm (Breendan Gleeson) decide que não quer mais continuar com a amizade entre eles. O personagem de Farrel é um fazendeiro humilde, sem muito intelecto e que vive na fictícia ilha de Inisherin, ao lado da irmã Siobhan (Kerry Condon) e seus animais, e tendo ainda outro jovem pouco inteligente o seguindo por todos os lados, Dominic (Barry Keoghan).
A trama se passa no começo dos anos 1920, quando a Irlanda vivia uma guerra civil. Mas os moradores de Inisherin pareciam viver uma vida alheia ao conflito, que eles podem observar de longe. Uma das tradicões é se reunir todos os dias, exatamente às duas da tarde, no único bar da cidade para beber cerveja.
Pádraic começa a tentar entender o motivo por qual Colm decidiu romper com ele, e tenta de todas as maneiras fazer com que o amigo repense. Mas cada vez que força a situação, as coisas vão piorando, com Colm passando a tomar medidas drásticas para afastar o fazendeiro. Colm é um homem inteligente, que vive solitário em sua cabana, tendo como grande paixão a música, decidindo até mesmo sacrificá-la para ter paz.
"Os Banshees de Inisherin" é falado boa parte dele em gaélico e mostra, de forma lenta (e isso pode incomodar muita gente, acostumada ao ritmo intenso do cinema atual), os hábitos, costumes, a mania de cada morador, as fofocas - sendo uma ilha, fica evidente mais ainda todo mundo saber da vida de todo mundo. E a química entre Colin Farrell e Breendan Gleeson é excelente, com diálogos inteligentes e reflexivos. Um belo filme.
Cotação: ótimo
Duração: 1h54
Chico Izidro

No comments: