quinta-feira, maio 15, 2025

"DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900" (Tang Ren Jie Tan an 1900)

Foto: Sato Company
“DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900” (Tang Ren Jie Tan an 1900), direção de Chen Sicheng e Mo Dai, transcorre em San Francisco. O longa-metragem faz parte de uma franquia de sucesso, porém, saindo dos dias atuais e se situando no último ano do Século XIX.
A trama serve como um prelúdio para a série de filmes Detetive Chinatown. Os protagonistas Wang Baoqiang e Haoran Liu interpretam versões ancestrais dos personagens que interpretaram nas outras três produções anteriores.
A história foca no assassinato da filha de um congressista americano, Grant (John Cusack), que odeia os imigrantes chineses e delega pela expulsão deles da cidade.
O principal suspeito do crime é Bai Zhenbang (Zhang Xin Cheng), filho de Bai Xuanling (Chow Yun-Fat), um dos homens mais influentes de Chinatown, e acusado de ser o infame serial killer Jack, o Estripador (que matou cinco prostitutas em Londres nos anos 1880) e que nunca foi descoberto. Como Zhenbang morou e estudou na capital inglesa, é visto como o potencial assassino, mas fica evidente desde o começo o racismo.
Para tentar solucionar o caso, aparecem o jovem Qin Fu, confundido como Sherlock Holmes, mas dono de pensamento lógico e do raciocínio rápido, e o nativo Ah Gui, que está em San Francisco para entender a morte de seu pai adotivo, cujo corpo foi encontrado junto à filha de Grant.
Os assassinatos também servem para que o diretor Chen Sicheng, em colaboração com o cineasta Dai Mo, mostrar, em tom de comédia, como era aquele período na Califórnia, onde os conflitos entre americanos, que se sentiam roubados em seus empregos e terras pelos asiáticos, era gritante e absurdo. Enfim, “Detetive Chinatown” explora fortemente os temas raciais, de imigração e identidade nacional. O mesmo tema pode ser encontrado na excelente série “Warrior”, baseado em escritos deixados por Bruce Lee.
Cotação: bom
Duração: 2h16min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2b79RrEbjK4

Nenhum comentário:

“F1”

Foto: Warner Bros. DIRIGIDO E CO-ESCRITO PELO CINEASTA JOSEPH KOSINSKI, de "Top Gun: Maverick" - Ehren Kruger é o outro roteirist...