“Totto-Chan: A Menina na Janela” (Madogiwa no Totto-chan), com direção de Shinnosuke Yakuwa, é uma bela animação japonesa. A história transcorre em poucos anos, um pouco antes da II Guerra Mundial e durante o período do conflito no Japão e segue a história de Totto-Chan, uma menina japonesa de apenas 7 anos de idade, que é cheia de energia e disposição, e filha de um músico e de uma dona de casa.
Dona de hiperatividade e espontaneidade fazem com que ela seja considerada uma criança problemática na escola conservadora onde está começando seus estudos. O seu jeito de ser acaba provocando a sua expulsão, e um tempo depois, a mãe de Totto-Chan encontra uma instituição de ensino, a Tomoe Gakuen, instituição cujo método de ensino permite que as crianças sejam mais independentes. Na nova escola, a garota inquieta contagia os colegas e até mesmo o diretor da nova escola, e onde ela cria grande amizade com um garoto, Yasuaki, que tem um defeito numa perda, devido à poliomielite.
E aos poucos, o filme vai mostrando as transformações na sociedade, com o país se tornando mais e mais nacionalista e conservador – em determinada cena, a mãe de Totto-Chan é parada na rua por um militar, que critica o seu modo de vestir, com uma roupa considerada muito alegre e ocidental. Também são mostrados momentos onde os personagens devem evitar certas palavras, que não são japonesas.
A animação também mergulha nos anos caóticos perto do final do conflito, onde ficava nítido que o Japão estava sendo derrotado. E a fome se abate entre os personagens.
“Totto-Chan: A Menina na Janela” é uma adaptação do best-seller homônimo, autobiográfico, escrito por Tetsuko Kuroyanagi, uma famosa atriz e apresentadora de TV japonesa e Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.
Com mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro conta como foi a infância de Tetsuko na Tokyo dos anos 1940, logo no início da Segunda Guerra Mundial. O livro e o filme trazem uma camada histórica ao abordar o conflito e suas consequências por meio da visão inocente de Totto-Chan, apelido pelo qual a apresentadora era conhecida na época. É a primeira adaptação para o cinema desse lendário livro.
O design das personagens do filme foi feito por Shizue Kaneko. Além de ter sido responsável pelo design de personagens de muitos filmes e séries do “Doraemon” ao longo dos anos 2000 e 2010, Shizue foi chefe de animação de “A Viagem de Chihiro”, do Studio Ghibli.
Apesar de ser uma animação com desenhos com traços bem infantis, a trama está mais para os adultos, devido ao seu teor, onde impera violência, fome. Mas também traz elementos como solidariedade, amor e anti-belicismo. Uma baita obra.
Cotação: ótimo
Duração: 114 minutos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=g9lQSUvWp9c
Nenhum comentário:
Postar um comentário