Thursday, December 06, 2007

3 EFES



3 Efes, o novo filme de Carlos Gerbase (Sal de Prata e Tolerância), começa lembrando o estilo da obra-prima de Jorge Furtado, Ilha das Flores, de 1989: uma explicação porque os 3 efes são uma necessidade básica para a humanidade. Fome, sexo e fasma (fasma vem do grego e significa representação). Aí se substitui sexo por foda e temos os 3 efes do título. E na história, a personagem principal, Sissi (Cristina Kessler) tem uma vida prá lá de complicada. Apesar de namorar um jogador do Grêmio, é mãe solteira, universitária e trabalha em telemarketing. Mas nada disso evita que ela e o filho passem fome. Para sair dessa vidinha miserável, uma amiga sugere que Sissi "se vire".
E ao redor da garota transitam figuras que também só vivem em função dos 3 efes. Sua tia, dona de casa e que deixada de lado pelo infiel marido (que vive inventando reuniões para sair com outras mulheres), acaba se confortando com o papeleiro; a amiga que ganha muito se prostituindo, o fotógrafo que se apaixona por ela, o pai preguiçoso...
O filme não traz surpresas, mas é bem contada, e as atuações são simples, nada de extraordinárias. O começo é vacilante, mas no decorrer da trama, a gente vai simpatizando com a história. Muito por ela se passar em Porto Alegre e nas ruas por onde passamos. Fale de sua aldeia e você será universal. Com Cris Kessler (Sissi), Paulo Rodrigues (o papeleiro William), Ana Maria Mainieri (a amiga Giane), Felipe de Paula (o fotógrafo Betinho), Carla Cassapo (a tia Martina), Leonardo Machado (o tio Rogério), Fábio Rangel (o publicitário Heitor) e Júlio Andrade, de Cão sem Dono, numa ponta, como policial.

No comments: