Thursday, September 11, 2008

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA



Adaptado do romance homônimo do escritor português e prêmio Nobel José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira (Blindness), de Fernando Meirelles (Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel) é excepcional. Trata da perda de visão física e moral. Na história, as pessoas vão ficando cegas, numa epidemia que se alastra por uma cidade cujo nome nunca é mencionado (parte do filme foi gravado em São Paulo). E a medida em que elas vão sendo afetadas, são internadas em locais mais parecidos com presídios do que hospitais. Lá dentro, divididas em grupos, mostram como podem facilmente perder a humanidade. Numa cena fortíssima e chocante, várias mulheres são estupradas coletivamente. Mas não se vê quase nada, a não ser gemidos e choros desesperados.
O principal destaque de Ensaio sobre a Cegueira é Juliane Moore (de Filhos da Esperança e Hannibal) no papel da esposa de um oftalmologista que também fica cego (Mark Ruffalo, de Zodíaco). Ela é a única personagem a não perder a visão e que serve de elo entre os vários grupos que se digladiam pela sobrevivência. Mas também se destacam o próprio Ruffalo, Gael Garcia Bernal - este no papel de um cego psicopata -, e Alice Braga, atriz sobrinha de Sônia Braga que está se tornando frequente em várias obras recentes, como Eu Sou a Lenda e Cinturão Vermelho. Enfim, um filme para ser visto e ser pensado.

1 comment:

O Escritor said...

Cara, vou me tornar leitor assíduo do teu blog.Como não tem cinema na minha cidade, ainda não vi a maioria desses filmes.Pela repercurssão(se estiver errado, me desculpe) que esse filme está tendo, aposto que é muito bom.

http://cinemaxi-cinemaxi.blogspot.com