Thursday, March 05, 2009

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



O filme vencedor do Oscar deste ano, Quem Quem Ser Um Milionário? (Slumdog Milionaire, ou Milionário Favelado), de Danny Boyle (Extermínio e A Praia), já foi classificado de piegas, farsesco e cópia descarada de Cidade de Deus. Mas se o vermos sem preconceito, encontraremos aí um ótimo filme sobre a realidade indiana e nada daquelas cretinices de novela das oito. A história gira em torno do garoto Jamal (Dev Patel), que participa do programa televisivo Quem Quer Ser Um Milionário, que para nós corresponde ao extinto Show do Milhão. Ao avançar durante o programa, acertando todas as perguntas que lhe são feitas, Jamal é acusado de trapacear. Afinal, ele é apenas um garoto nascido numa das favelas de Mumbai (antiga Bombaim) e trabalha numa firma de telemarketing servindo chá. Como, então, poderia saber tanto?
As respostas certas, porém, vem de sua vivência nas ruas, que ele relembra, enquanto é torturado pela polícia. Uma vida de orfão que começou cedo ao lado do irmão barra-pesada Salim e da garota Latika, o grande amor de sua vida.
A realidade indiana é cruel, com sua podridão, sujeira (e isso fica claro em uma cena escatológica, quando Jamal, coberto de fezes, disputa a tapas um autógrafo de seu maior ídolo, um ator de cinema. Mas claro que as ruas das grandes cidades brasileiras não deixam nada a dever. Nu e cru, sem concessões.

No comments: