Thursday, July 09, 2009

TINHA QUE SER VOCÊ



Em meados dos anos 1990, Richard Linklater dirigiu um clássico romântico: Antes do Amanhecer, onde dois jovens, o americano Ethan Hawke e a linda francesa Julie Delpy passeiam por Viena, conhecendo-se e vendo se ficarão ou não juntos. Dez anos depois, Linklater fez a sequência, com menos peso, mas também tocante: Antes do pôr-do-sol, onde a dupla voltava a se encontrar, desta vez em Paris.
Em Tinha que ser você, péssimo título para o original Last Chance Harvey - a última chance de Harvey, ao invés de se mostrar um casal na casa dos 20 anos, aqui a referência é uma dupla onde Harvey (Dustin Hoffman) está com seus 60 anos e Kate (Emma Thompson) tem 50 anos. Os dois só tiveram azar na vida. Dustin é um músico que vai até Londres assistir ao casamento da filha, com quem teve pouco contato e foi criada por outro homem, ele conhece Kate, uma solteirona que trabalha na área de pesquisas do aeroporto de Heathrow, e passa o tempo recebendo ligações da sua enclausurada e neurótica mãe.
Eles se reconhecem como almas gêmeas, verdadeiros loosers (fracassados na vida). Mas enquanto Harvey enxerga em Kate sua última chance de ser feliz na vida, ela tem medo e até solta uma perôla: "Eu prefiro que as coisas deem errado, assim não me decepcionarei". Totalmente descrente da felicidade. Os dois passeiam por uma paradisíaca Londres, num verdadeiro passeio turístico ao espectador, que torce para que eles fiquem juntos. Afinal, a dupla está numa idade em que pode não haver outra chance.

No comments: