Thursday, August 08, 2013

"Tese sobre um Homicídio"


Virou lei no Brasil. Qualquer filme no Brasil que conta com o ator Ricardo Darín tem de ser considerado um clássico. Mas não sejamos tão radicais. "Tese Sobre Um Assassinato", direção de Hernán Goldfrid, é cheio de boas intenções, muitos compararam a obra-prima "O Segredo dos Seus Olhos". Muita calma nesta hora.

A ideia é muito boa, a trama até prende nossa atenção, mas parece que os roteiristas e o diretor ficaram com preguiça em determinado momento, deixando muitas pontas soltas neste filme policial.

Darín, sendo ele mesmo mais uma vez, e isso é uma crítica (o ator está começando a se acomodar, e não difere muito os tipos que interpreta nos filmes mais recentes), é o professor de direito criminal Roberto Bermudez , que entra num jogo de gato e rato com um aluno na faculdade em que ministra um curso. Uma jovem aparece morta no estacionamento do estabelecimento. O professor começa a receber pistas indicando que Gonzalo (Alberto Ammann) pode ser o assassino. E as pistas são deixadas pelo próprio Gonzalo, como quisesse mostrar estar realizando o crime perfeito. Os dois ainda possuem uma antiga ligação. Gonzalo idolatra Roberto desde pequeno. Mas Roberto também pode ter tido um caso com a mãe de Gonzalo, quiçá pode até ser seu pai.

Porém faltou aos realizadores do filme um maior envolvimento. Eles até podem ter passado a ideia de que os próprios espectadores tirem suas conclusões. Só que poderiam ter sido menos preguiçosos e esclarecido alguns pontos.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: