Wednesday, March 26, 2014

“O Grande Herói”

Para começar, “O Grande Herói”, dirigido por Peter Berg, é um título completamente equivocado. No original, o filme foi intitulado “Lone Survivor” ou o Sobrevivente Solitário, e relata uma história real, baseada no romance do ex-fuzileiro Marcos Luttrell em parceria com Patrick Robinson. O filme começa com imagens reais de treinamento exaustivo e quase inumano em que passam os soldados, para conseguirem sobreviver nas situações mais extremas e adversas.

Logo vemos um grupo de soldados, liderados por Luttrell (Mark Walhberg), prontos para uma missão no interior inóspito do Afeganistão: capturar um líder talibã. Só que uma decisão equivocada e um dos momentos mais tensos do filme, colocará tudo a perder. Eles encontram pastores afegães na floresta. E o que fazer? Matar os pastores ou libertá-los, sabendo que eles poderão denunciá-los para os talibãs. A decisão errada faz com que logo os soldados se vejam cercados por mais de duzentos fanáticos talibãs, numa verdadeira caçada humana. E aí é que entra o treinamento por qual eles passaram. Os soldados começam a ser caçados, levando tiros, pulando penhascos, com seus corpos sendo destroçados, ossos quebrados. Desta carnificina, apenas um deles sairá vivo, o próprio Luttrell.

“O Grande Herói” tem momentos que remetem a “Falcão Negro em Perigo”, onde uma missão na Somália também fracassou, e os soldados tiveram de lutar pela própria vida, cercados por inúmeros inimigos. “O Grande Herói” é um bom filme de ação, mesmo com suas cenas improváveis. Afinal, quatro homens vão matando com apenas um tiro certeiro os talibãs, enquanto seus corpos levam tiros e mais tiros, e mesmo assim seguem correndo, fugindo, sentindo um pouquinho de dor...

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: