Thursday, August 17, 2017

"Eva Não Dorme" (Eva no duerme)




Que filme interessante é "Eva Não Dorme" (Eva no duerme), dirigido por Pablo Aguero, conta a disputa pelo corpo de Evita Perón. A primeira dama argentina, casada com Juan Domingo Perón, morreu jovem, aos 33 anos, em 1952, vítima de câncere no útero. Ela era amada pelos argentinos por sua luta pela melhoria de vida da população. Também foi atriz e era uma figura extremamente carismática.

Ao morrer, o seu marido decide embalsamar o corpo de Evita, e expô-lo a visitação pública. Porém, três anos após sua morte, os militares dão um golpe de estado e depõem. Para apagar seu governo e principalmente a influência de Evita, os novos governantes do país decidem sumir com seu corpo, enviando-o para a Europa. Aguero, de forma ficcional, conta como foram os trâmites para o sumiço do corpo embalsamado dela. Durante 25 anos, os argentinos se debateram para saber o que havia acontecido com ele.

O filme une ficção com algumas cenas reais e impressionantes, para ilustrar o período da morte de Evita, mas o que vemos não é um documentário ou uma cinebiografia. A premissa do filme, são os eventos que sucedem a morte da Primeira Dama e a disputa pelo corpo embalsamado dela. Alguns momentos são deslumbrantes, como uma entre um general e um motorista, que discutem e chegam as vias de fato para saber o que fazer com o corpo da ex-primeira dama.

Em “Eva Precisa Dormir” todos que surgem em cena estão excelentes, entregues em seus papéis. A narração é feita por Gael Garcia Bernal, que faz o papel de um militar envolvido no sequestro do corpo. Além disso, o diretor não se propõe a endeusar Evita, mas retrata uma época difícil no país vizinho, das tantas por que eles passaram.

Duração: 1h27min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: