Thursday, December 07, 2017

"Com Amor, Van Gogh" (Loving Vincent)




O filme é o resultado de seis anos de trabalho, onde os diretores Dorota Kobiela e Hugh Welchman comandaram uma equipe com 100 pintores, que pintaram em estúdios poloneses, utilizando as mesmas técnicas do artista holandês, cada um dos 65 mil frames utilizados nesta obra-prima da animação chamada "Com Amor, Van Gogh" (Loving Vincent). Cada cena do filme depois teve o acréscimo de atores de verdade, que aqui eles parecem colocados em quadros de Van Gogh. Enfim, é uma verdadeira viagem ao mundo pósimpressionista.

A história é quase uma investigação policial e ocorre em 1891, um ano após a morte do pintor holandês. O protagonista é Armand Roulin (Douglas Booth), filho do carteiro Joseph Roulin (Chris O’Dowd), de quem Van Gogh se tornou um grande amigo ao se mudar para Arles, no sul da França. Roulin, usando como pretexto o pedido que seu pai lhe deu de entregar uma carta deixada por Van Gogh para o irmão Theo, após descobrir que este também morreu, ele passa a investigar a morte do pintor. E em cada conversa com estas testemunhas surge um flashback mostrando a trajetória de Van Gogh (Robert Gulaczyk) em seus últimos dias na França. Vítima de bullying, de descaso e de desprezo por muitos - ele nunca teve o reconhecimento de sua genialidade em vida, quando conseguiu vender apenas um quadro.

Seu temperamento, sua depressão, seu comportamento fora dos padrões o fez ser considerado louco, ainda mais depois que decepou a própria orelha. Sua morte foi classificada como suicídio com um tiro na barriga, mas aos poucos Roulin, em sua investigação vai passando a crer que Van Gogh teria sido assassinado. "Com Amor, Van Gogh" (Loving Vincent) é uma obra espetacular, extraordinária, que deve ser assistida, revista, saboreada. Um dos filmes do ano.

Duração: 1h38min

Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: