Thursday, December 07, 2017

"Verão 1993" (Estiu 1993)




"Verão 1993" (Estiu 1993), escrito e dirigido por Carla Simón é uma simples, quase naturalista, e apresenta ainda uma direção de crianças excepcional. A obra reproduz momento da infância da diretora, que ficou orfã dos pais muito cedo, e fala sobre luto e adaptação a uma nova vida, em um novo lugar, com novas pessoas.

A trama segue a pequena Frida (Laia Artigas), de seis anos, que perde os pais por causa de um vírus- o filme não esclarece qual seria, mas fica claro que é a Aids. A garotinha, passa então, a viver com seus tios e a pequena filha do casal, que passam a ser sua nova família. E esta adaptação não será nada fácil. Frida tem sérios problemas de comportamento, comum a sua idade, pois precisa criar novos laços afetivos.

Boa parte da história se passa no verão de 1993, daí o nome do filme, onde todos passam as férias na casa dos avós, no interior da Espanha. E onde Frida tenta entender o que ocorreu com seus pais. Uma conversa muito séria entre ela e a tia é um dos momentos fortes do filme.
A atuação de Laia Artigas é brilhante. A menina se supera, não se importando com a câmera que a segue constantemente. Sua presença em cena é tranquila e comovente. Fato que é um baita filme, que não precisa de efeitos especiais e de momentos clímax. Simples e bonito.

Duração: 1h34min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: