quinta-feira, setembro 27, 2018

"Uma Noite de 12 Anos” (La Noche de 12 Años)



Em uma época que vivemos assombrados por defensores da ditadura militar, nada como se acompanhar um filme como "Uma Noite de 12 Anos” (La Noche de 12 Años), dirigido e escrito pelo hispano-uruguaio Alvaro Brechner, e que relata a história real do ex-presidente e senador uruguaio José Pepe Mujica, que passou 12 anos atrás das grades durante a Ditadura Militar no Uruguai entre 1973 e 1985.

O filme foca em três personagens que lutaram contra os militares no Grupo Guerrilheiro Montoneros. Além de José Pepe Mujica (Antonio de la Torre), temos Mauricio Rosencof (Chino Darín), jornalista e escritor, e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort), ex-ministro da Defesa. Eles são presos em Montevidéu, e sem julgamento passam 12 anos atrás das grades. O problema não foi o de serem presos, mas sim as torturas físicas e psicológicas a que foram submetidos, além de privações de higiene e alimentação - sofreram até mesmo a proibição de lerem um livro ou passearem pelo pátio e tomar um pouco de sol.

A obra recorre ainda a momentos de flash-back, mostrando o momento de suas prisões. O diretor apresenta ainda um retrato que para muitos pode ser de parcialidade, mostrando os militares como pessoas sem o mínimo de humanidade. E não era assim mesmo? Pessoas possuídas de poder, abusando de prisioneiros fracos e desnutridos, com espancamentos, isolamento. O ator César Trancoso, aliás, está excepcional no papel de um general que emula um nazista.

Os três presos, enfim, conseguem sobreviver aos 12 anos de encarceramento, e após suas saídas da prisão continuaram envolvidos com a política, se destacando num Uruguai já democrático. E o mais importante. Mesmo em posição de poder, não foram revanchistas.

José Mujica foi eleito deputado e senador em 2010 e, aos 75 anos, tornou-se presidente do Uruguai. Já Maurício Rosencof é romancista, poeta, jornalista e ex-diretor de cultura de Montevidéu. Por fim, Eleuterio Fernández Huidobro foi eleito senador e, posteriormente, assumiu o cargo de Ministro da Defesa do Uruguai. Ele faleceu em 2016.

Duração: 2h02
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário: