quinta-feira, maio 23, 2019

"A Espiã Vermelha" (Red Joan)




Ao assistir ao thriller "A Espiã Vermelha" (Red Joan), direção de Trevor Nunn, sou obrigado a escrever o óbvio: que excepcional atriz é a veterana, já octagenária Judi Dench. Ela que salva o filme, que é um emaranhado de clichês, mesmo que baseado em fatos reais. O roteiro se baseou na história real de uma cidadã britânica que agiu como espiã para a Rússia na II Guerra Mundial, e descoberta pelas autoridades na década de 1990.

Judi Dench vive a espiã em sua fase final de vida, presa e passando por interrogatórios. E ela vive Joan Stanley relembra ao longo do filme quando entrou para a faculdade de física em Cambridge, em 1938. A fraquinha Sophie Cookson interpreta Joan àquela época, quando com pensamento pacifista, decidiu ajudar colegas comunistas a roubarem segredos atômicos e enviá-los para Moscou. A garota acreditava que assim poderia evitar que as potências viessem a se destruir.

Ao longo da trama, muito romance, muitas decepções. Se salva Judi Dench e a reconstituição de época. Mas o restante...nem os romances da jovem Joan são convincentes. Parece tudo fake, forçado.

Duração: 1h42
Cotação: ruim

Chico Izidro

Nenhum comentário: