sexta-feira, maio 31, 2019

"Dias Vazios"




Baseado no romance "Hoje Está Um Dia Morto", o livro de André de Leones, "Dias Vazios", do diretor Bruno Almeida, é um drama existencial sobre jovens que vivem em cidades interioranas do Brasil, onde não existe muita perspectiva de futuro. A trama segue dois casais de adolescentes, em dois períodos - passado e presente.

No primeiro, Jean (Vinícius Queiroz) e Fabiana (Nayara Tavares) estavam no último ano do ensino-médio e tinham um dilema que os incomodava: sair da pequena cidade pequena ou continuar no local e reviver a história fracassada dos pais. Então Jean se suicida e Fabiana desaparece.

Dois anos depois, um outro casal de estudantes formado por Daniel (Arthur Ávila) e Alanis (Natália Dantas) buscam entender o que aconteceu com o casal anterior, tentando entender o que aconteceu com Jean e descobrir para onde foi Fabiana. Além disso, Daniel está tentando escrever um livro sobre os fatos passados, e se mostra aos poucos isolado e com pensamentos nada tranquilos, como entrar na escola e matar os colegas a tiros. E a diretora que ouve as confissões do jovem, uma freira, só escuta e manda o garoto rezar - ops, o que é isso? O sinal de alerta toca, o cara pensa em um massacre, e a mulher pensa em oração?

O título do filme vem bem calhar, pois é uma obra que retrata o vazio de pessoas que vivem sem muitas perspectivas em suas vidas. Ele é depressivo e por vezes, opressivo. O diretor e roteirista Robney Almeida trabalhou por oito anos no longa, e revelou a importância do projeto para a juventude: "O filme lança um olhar sobre jovens que vivem em pequenas cidades onde não se tem perspectivas de vida. O que fazem estes jovens? Quais os seus sonhos? Certamente a maioria optam em abandonar o local e vão tentar a sorte nas cidades grandes. Mas e aqueles que, por alguma razão, ficam? Qual a sorte que o destino lhes reserva? Sem querer apontar culpados ou soluções, o quis fazer do filme uma reflexão sobre esse tema."

Duração: 1h43
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário: