sexta-feira, maio 31, 2019

"Compra-me Um Revólver" (Cómprame un Revolver)





"Compra-me Um Revólver" (Cómprame un Revolver), dirigido e roteirizado por Julio Hernández Cordón, começa com a seguinte premissa: “Em um México sem lei, a população diminui porque estão desaparecendo as mulheres”. Ou seja, parece que vemos um mundo pós-apocalíptico, onde as mulheres praticamente sumiram e só restaram os homens. Assim, a heroína da história e a narradora é Huck (Matilde Hernandez), uma garota que vive com seu pai cuidando de um campo de beisebol de propriedade de traficantes.

E Huck não deveria estar ali, pois apesar de ser uma garota de pouco mais de dez anos, é mulher, tornando-se uma espécie de atração para os homens. Sua mãe e sua irmã foram levadas pelos traficantes e não se sabe se estão vivas e escravizadas ou mortas. O pai, Rogelio (Rogelio Sosa), é um viciado que se vê obrigado a tomar algumas medidas radicais para proteger a menina. Ela usa o cabelo curto, só veste roupas masculinas e uma máscara do Hulk. Além disso, vive acorrentada e tem de se esconder sempre quando os membros do cartel surgem no campo de beisebol.

Huck só encontra um pouco de paz quando consegue usufruir de pequenos momentos de aventura ao lado de Rafa (Ángel Rafael Yanez), Tom (Wallace Pereyda) e Ángel (Ángel Leonel Corral), trio de garotos órfãos que vivem nas cercanias, e que desejam recuperar o braço de um deles, arrancado como punição por roubo.

O filme é pesado, e apesar do bom desempenho da pequena Matilde Hernández, Huck não é cativante. Pelo contrário, a garotinha por vezes é extremamente irritante, fazendo com que nos irritemos com ela. E é frequente isso em filmes: um adulto chega para uma criança e diz - fulano, não saia daqui de jeito nenhum. O que faz a criança na cena seguinte? Abandona o local, colocando todos e ela própria em risco. E isso Huck faz o tempo todo no longa, mostrando extrema estupidez e teimosia, sendo incrível que consiga sobreviver à presença dos traficantes.

Duração: 1h30
Cotação: regular


Chico Izidro

Nenhum comentário: