Thursday, December 05, 2019

"Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe" (Motherless Brooklyn)


Baseada no livro homônimo escrito por Jonathan Lethem, "Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe" (Motherless Brooklyn), direção de Edward Norton, apresenta uma história Noir ambientada nos anos 1950, em Nova Iorque. E além de dirigir, Norton tambpem interpreta o personagem principal, o detetive Lionel Essrog, que tem síndrome de Tourette, condição que o faz, volta e meia, ter espasmos e não ter controle sobre o que diz.

Ele perdeu o melhor amigo e mentor, Frank Minna (Bruce Willis), assassinado. E começa a investigar o crime, percorrendo várias partes da cidade em busca de respostas, e nesta busca se depara com políticos envolvidos em especulação mobiliária em vizinhanças resididas em sua maioria por pobres e negros. E em seu caminho surge a bela Laura Rose (Gugu Mbatha-Raw), mulher negra que parece ser a resposta para vários questionamentos.

Além da trama Noir, a produção é repleta de acertos, como a restituição de época, com a estética perfeita dos anos 1950, com seus carros, os clubes noturnos e a música jazz, o racismo impregnado na sociedade. Edward Norton consegue brilhar em sua obra, onde está presente em quase todas as cenas, com seu personagem esquisito. Além de Norton temos outros nomes conhecidos no elenco como Bruce Willis, Alec Baldwin, Leslie Mann e Willem Dafoe. Um filmaço. Mas não vai agradar a quem está acostumado a ver filmes onde não se exige pensar muito.

Cotação: ótimo
Duração: 2h24
Chico Izidro

No comments: