"AS CORES E AMORES DE LORE", documentário dirigido por Jorge Bodanzky, mostra a vida e obra da pintora Eleonore Koch (Berlim, 2 de abril de 1926/ São Paulo, 1 de agosto de 2018). O filme se passa na casa de Lore, como ela era conhecida, e a narrativa é construída a partir de uma série de encontros entre o diretor e ela, durante seus últimos anos de vida.
O trabalho mostra a vida de Lore desde a sua infância e a fuga de Berlim – sua família era judia e teve de sair da Alemanha por causa dos nazistas liderados por Adolf Hitler. A família se instalou em São Paulo, e Lore conta tudo, desde a relação difícil com a irmã mais velha, Esther. Sua juventude rebelde, seus namoros, considerados moderninhos demais para os conservadores anos 1950 e 1960 – a artista decidiu nunca casar e ter filhos.
Lore também morou em Paris no final dos anos 1940 e quase duas décadas em Londres, entre os anos 1960 e 1980, onde atuou no MI-6 (o serviço secreto britânico), como tradutora de português. Ela também foi aluna do pintor Alfredo Volpi, de 1953 a 1956, quando mudou seu foco da escultura para a pintura. Volpi influenciou fortemente sua obra, e ela tornou-se conhecida como sua única discípula.
Antes de morrer em 2018, Lore confiou a Jorge Bodanzky a tarefa de concluir o filme, entregando-lhe suas memórias: fotos, cartões-postais, cadernos de estudos, cartas e quatro décadas de diários (1976-2011), que abordam sua pintura, vida cotidiana e amorosa.
“Durante nossos encontros, falamos de tudo. Era como se eu pudesse conversar com ela as coisas que eu não tive maturidade para conversar com a minha mãe em vida. Lore é uma personagem fascinante! Capaz de fornecer uma visão única e de amplo interesse sobre o período em que viveu e pintou. Ela teve uma vida intensa, marcada por muita liberdade e por vários relacionamentos amorosos, como poucas mulheres de sua geração. Uma história que merece ser conhecida”, recordou Bodanzky.
O documentário é mais do que uma simples biografia, trazendo à tona uma artista que passou a ser conhecida mais após sua morte. Uma mulher à frente de seu tempo, que não tinha vergonha de expor seus pensamentos sobre sexualidade, independência, amadurecimento, trabalho, solidão e felicidade.
Cotação: ótimo
Duração: 80min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SHUzBsaaWDs
Nenhum comentário:
Postar um comentário