Thursday, June 26, 2008

AGENTE 86



Agente 86 era uma das comédias preferidas de minha infância, ao lado de A Feiticeira e Jeannie é um Gênio. A Feiticeira, com o tempo, notei ser uma visão machista e racista da década de 1960. Já Jeannie embalou os primeiros sentimentos sexuais de muito garotinho, com aquele umbigo de fora, e pasmen, ainda sobrevive ao tempo (afinal, qual homem não quer ter uma garota que faça tudo por ele, sem questionar?). E Agente 86 fazia a gente dar risada com suas trapalhadas, seus tombos, seu sapato-fone... A série, do gênio Mel Brooks, durou de 1965 a 1970 e ainda hoje vai ao ar (agora pelo canal pago Nickelodeon) e a caixa com a 1ª temporada acaba de ser lançada em DVD. Por isso, Hollywood foi mexer no vespeiro. E convenhamos, sua transposições de séries clássicas para a telona invariavelmente acabvam fracassando. Agora temos Agente 86 (Get Smart), de Peter Segal.
E não é fácil, sem os roteiros de Brooks, fazer graça com Maxwell Smart, Agente 99 e seus serviços pelo C.ON.T.R.O.L.E., que combatem os terroristas da K.A.O.S. E para quem não sabe, as siglas em inglês não representam absolutamente nada, por mais que os criadores da série pensassem em algo engraçado.
Ah, e antes que alguém corneteie, a série teve dois filmes fracassados nos anos 1980 e uma temporada perdida em meados da década de 1990.
O novo filme acertou na escolha do protagonista - Steve Carell, o chefe sem noção do seriado The Office e também do engraçado O Virgem de 40 Anos. E ele precisava deste refresco, depois do péssimo A Volta do Todo Poderoso. O ator até lembra fisicamente o Agente 86 original, Don Adams. E ganhou uma 99 arrasa-quarteirão, Anne Hatthaway, que surgiu na série Caia na Real (início do século XXI na Fox) e que brilhou ao lado de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada.
O novo Agente 86 tenta não fugir muito do clima do original, mantendo os mesmos inimigos, o C.O.N.T.R.O.L.E. contra a K.A.O.S., esta liderada por Siegfrid (o sempre bom Terence Stamp), um ex-nazista que sonha em destruir o mundo.
E para isso, Maxwell Smart (daí o Get Smart ou Fique Esperto do original) é promovido de analista CDF para espião - já que todos os outros espiões tiveram suas identidades reveladas ou foram mortos devido a um agente infiltrado. E ele tem de, ao lado de 99, acabar com as pretensões do amalucado terrorista, que tem como capanga um gigante de 2,18m - o ator indiano Dalip Singh e que é a cara de Richard Kiel, o Jaws, de 007 Contra o Foguete da Morte. E o espião mais famoso do mundo é parodiado com os ternos bem cortados e as parafernálias tecnológicas. Algumas piadas são espertas mesmo, desculpem o trocadilho, e outras deixam a desejar. E o filme erra quando tenta apelar para o sentimentalismo e também em uma boba perseguição de carros, caindo no lugar comum dos filmes de ação e desrespeitando o lado escrachado da série. Mas no geral diverte e faz relembrar aquela fase da vida em que éramos felizes e não sabiamos.

No comments: