Sunday, December 28, 2008

O GAROTO DO PIJAMA LISTRADO



O Garoto do Pijama Listrado, de Mark Herman, retrata em como a infância é uma idade das mais inocentes, por mais que estejamos cercados de podridão. O pequeno Bruno (Asa Butterfield) tem de acompanhar a família para um novo local, afastado da cidade, pois o seu pai, David Thewlis (de Sete Anos no Tibete), oficial nazista, vai comandar um campo de concentração. Bruno nem imagina o que se passa além dos limites do pátio de sua nova casa.
Ao longe, ele vê pessoas com roupas listradas, que acredita serem fazendeiros. Com o espírito de explorador, ele consegue burlar a segurança e se aproximar da cerca do campo, onde fará amizade com um pequeno judeu, Shmuel (Jack Scalon). Os dois não entendem o que se passa no mundo e porque têm de ficar afastados por uma cerca eletrificada. Em suas pequenas cabeças, inocentes, há algo errado, mas o quê? Os garotos se transformam em amigos, mesmo sem imaginar o destino que é reservado aos judeus, apesar da fétida fumaça que sai da tal "fazenda".
O filme, em determinado momento se torna previsível, mas não perde a sua força e o impacto de lembrar o que os nazistas fizeram com milhões de pessoas há mais de meio século atrás.

No comments: