Saturday, February 28, 2009

NINHO VAZIO



Criou-se aqui no Rio Grande do Sul uma lei não-escrita de que todo o filme argentino é bom. Talvez pela proximidade e familiaridade dos gaúchos com os "hermanos" e contrariando o resto do país, que veem os argentinos como uma das sete pragas do Egito. Bem, como em todo o cinema feito no mundo, de Buenos Aires chegam coisas boas e coisas ruins e coisas medianas. Ninho Vazio (El Nido Vacio), de Daniel Burman e com Cecilia Roth (presente em 9 de cada 10 filmes produzidos no país vizinho), encaixa-se na faixa de filmes medianos para ruim.
Ninho Vazio é centrado na vida de um escritor, Leonardo (Oscar Martínez), que casado com Martha (Roth), pensa em sua vida sem os filhos, depois que eles saíram de casa - aí a explicação para o tal Ninho Vazio. E com a mulher, que cinquentona, decide voltar a estudar e encher a casa de novoa amigos e colegas.
Ele também tenta recuperar a juventude perdida apaixonando-se por sua dentista (Eugenia Capizzano). O filme, porém, é monótono e deixa no ar uma questão: Leonardo viveu aquilo tudo o que se vê na tela ou tudo foi fruto de sua vasta imaginação, em balada pelo desencanto com a vidinha medíocre que passou a viver?

No comments: