Thursday, March 05, 2009

WATCHMEN - O FILME



Watchmen - O Filme, de Zack Snyder (300) traz para as telas um dos clássicos dos quadrinhos dos anos 1980, de Alan Moore. Nele, num Estados Unidos da primeira parte da década de 1980, em plena Guerra Fria, ainda governado por Richard Nixon (ótima caracterização de Robert Wisden), os super-heróis foram proibidos de atuar. Aposentados, alguns mantém suas identidades secretas, enquanto outros vão trabalhar para o governo, como o atômico Dr. Manhatan (Billy Crudup, de Quase Famosos). Até que um deles, o Comediante (excelente atuação de Jeffrey Dean Morgan) é assassinado. Temendo por seus destinos, o Coruja (Patrick Wilson), Mrs. Jupiter (a bela Malin Ackerman, de Antes só do que mal casado) e Roscharch (Jack Earley Haley, o pedófilo de Pecados Íntimos) decidem investigar quem é o assassino e voltam a atuar em público, apesar da proibição governamental.
Watchmen recria com esmero a HQ antológica, além do que a abertura extraordinária, que dura mais de cinco minutos, resume a história dos super-heróis desde o começo dos anos 1940, com suas participações na Segunda Guerra e na Guerra do Vietnã (que na ficção acaba sendo vencida pelos americanos). O que pode cansar um pouco aqueles que não são fãs dos quadrinhos é sua longa duração: 3 horas. Já para os adoradores dos quadrinhos, é um deleite.

2 comments:

Alexandre Selliach said...

ta igual ao comic mesmo? morro de medo q esse filme suje o nome do quadrinho. já não curti os uniformes, achei tecnológicos demais.

Nildo Junior said...

Só senti a falta das histórias do pirata que o guri lê na banca, mas isso deixaria o filme com 4h de duração. O Comediante e o Rorschach é o que tem de melhor. Eles deram uma mudada no fim, mas não fugiram do ideal da história.