sábado, junho 20, 2009

UM ATO DE LIBERDADE



Um grupo de judeus sobrevive à perseguição dos nazistas nas florestas da Bielo-Rússia no começo dos anos 1940. Ao final da Guerra, sob a liderança de Túvia Bielski (Daniel Craig, o atual 007), 1200 pessoas haviam sobrevivido. A história é real e é relatada no livro Um Ato de Liberdade, da escritora Nechama Tec (pronuncia-se Nerrama Téti), ela própria sobrevivente do Holocausto. Um Ato de Liberdade (Defiance, direção de Edward Zwick) mostra como o grupo de Túvia e seus irmãos Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell) começa a ser montado. No início, eles querem apenas sobreviver na floresta. Aos poucos, porém começam a incorporar fugitivos ao grupo - entre eles a maioria mulheres, crianças e velhos -, que acaba se tornando uma otriad (ou destacamento militar subordinado aos soviéticos).
O filme é quase fiel ao livro, porém toma algumas liberdades que o descaracterizam um pouco, como no seu final, quando ocorre uma batalha entre o grupo de judeus e um batalhão de nazistas, que mostra um pouco do caráter hollywoodiano do filme. Não contarei aqui para estragar, mas esta cena é totalmente inconsistente. Mas não desmerece seus outros 150 minutos.

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...