Thursday, June 25, 2009

INTRIGAS DE ESTADO



Neste filme de Kevin MacDonald, tenta-se resgatar aquele tempo do jornalismo romântico, em que um jornalista tem todo o tempo do mundo para levantar uma matéria - para os mais velhos um exemplo é Todos os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula, em que o caso Watergate é esmiuçado, com matérias históricas do The Washington Post.
Pois em Intriga de Estado (State of Play), o desleixado mais apaixonado repórter Cal McCaffrey (Russel Crowe, de Gladiador e O Informante) começa a investigar o assassinato de dois rapazes em um beco imundo de Washington. Ao mesmo tempo, a novata repórter Della Frye (Rachel McAdams), que trabalha na parte de internet do mesmo jornal, o fictício The Washington Globe, como blogueira, escreve uma matéria sobre a morte de uma assessora de um congressista (Ben Affleck, em sua melhor atuação em anos, depois de muita patacoada). De repente, os dois jornalistas descobrem que suas informações colidem e eles começam um trabalho conjunto, sob pressão da editora-chefe (a sempre excelente Hellen Mirren, de A Rainha), já que os donos do jornal querem mais saber de vendas e lucros do que propriamente na qualidade das matérias.
Apesar de seus 127 minutos, Intrigas de Estado deixa o espectador tenso, vidrado na tela, tais reviravoltas que a trama apresenta. E a cena que encerra o filme, com o jornal sendo impresso e saindo da gráfica deixa os olhinhos dos jornalistas brilhando.

No comments: