Thursday, September 10, 2009

A ONDA (DIE WELLE)





Poderia o nazismo reviver nos nossos dias? Este assunto não interessa mais aos alunos do professor Rainer Wegner, pois consideram que a geração deles não deve se sentir culpada pelo que fizeram Hitler e seus asseclas nas décadas de 30 e 40 do século passado. Por isso, Wegner (excelente atuação de Jürgen Vogel) decide realizar uma experiência no excelente A ONDA (Die Welle, de Dennis Gansel) e mostrar que uma ditadura fascista pode florescer sem que as pessoas o percebam.
Os estudantes de uma escola de ensino médio alemão e de todas as classes sociais entram de cara no projeto, sem notar que estão sendo manipulados e que aos poucos começam a reviver o que se passou na Alemanha naquele período trágico da história. Os jovens adoram um uniforme - calça jeans e camisa branca -, o que significa a perda da individualidade, uma saudação e um símbolo. E ainda cegos pela lavagem cerebral, começam a discriminar quemnão aceita participar do grupo – a principal vítima é a garota Karo (Jennifer Ulrich), que tenta avisar os colegas de que as coisas estão saindo do controle. Aliás, todo o elenco, quase todo ele formado por jovens atores, mostra-se bem afiado, inclusive a teuto-brasileira Cristina do Rego como a rejeitada Lisa.
A ONDA é uma refilmagem de um curta norte-americano de 45 minutos filmado em 1981, com direção de Alex Grasshof, e que retrata a história real do professor Ron Jones, que em 1967, em Palo Alto, na Califórnia, fez a experiência com seus alunos numa escola de segundo grau, com resultado desastroso. Jones nunca mais pode voltar a lecionar. Hoje, aos 66 anos, ainda vive na região e além dos filmes, teve sua ideia retratada no livro A Terceira Onda (não confundir com o livro homônimo de Alvin Tofler), escrito por Todd Strasser.
Cotação: excelente.
Chico Izidro

No comments: