Thursday, November 12, 2009

2012



O alemão Roland Emmerich conseguiu se superar no festival de bobagens que é 2012, novo filme-catástrofe na praça. Desta vez nada de ET's como em Independence Day, o frio em O Dia Depois de Amanhã, o monstro destruídor em Godzilla. Agora o tema é o final do mundo, de acordo com o calendário dos maias.
2012 é de encher os olhos devido aos seus efeitos especiais de primeira linha. E também por contar com um elenco de bons atores, como John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Danny Glover, Oliver Platt e Amanda Peet.
Porém o roteiro é sofrível. Brutal. O planeta Terra está em vias de ser destruído e vários governos mundiais, liderados pelos Estados Unidos, começam a planejar uma forma de salvar um número determinado de pessoas (privilegiados que podem pagar R$ 1 bilhão por suas vidas).
Claro que no meio disso tudo, há a tradicional e batida história da família disfuncional. John Cusack é o escritor, que sobrevive como chofer de limusine, separado e com dois filhos morando com a ex-mulher e um metido metido a besta. E os filhos, a menina é um amor enquanto que o garoto é aquele tipo antipático, reclamando de tudo (alguém aí se lembrou de A Guerra dos Mundos, com Tom Cruise?). Há ainda o maluco (Woddy Harrelson), que prega o final dos dias e conspiração do governo e que é desacreditado por todo mundo.
Algumas cenas são de uma inverossimilhança tremenda, como por exemplo John Cusack escapando de terremotos dirigindo uma limusine, ou o padrasto de seus filhos de uma hora para outra se tornar um exímio piloto de aviões...Tudo bem, alguém vai dizer que o filme tem esse propósito, que é o de apenas divertir. Mas a ação é tão repetitiva, que uma hora cansa.
Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: