Thursday, December 10, 2009

DO COMEÇO AO FIM



Desde já, sem trocadilhos, DO COMEÇO AO FIM é um dos mais sérios candidatos ao prêmio de pior filme do ano. Poderia ser diferente, não tivesse o diretor Aluízio Abranches perdido uma grande chance de discutir uma relação homossexual entre dois irmãos.
Francisco (João Gabriel Vasconcellos) e Tom-Tom (Rafael Cardoso) são irmãos de pais diferentes e criados com muito afeto pela mãe Julieta (Lilian Lemertz, que está começando a se especializar em papéis de mãe, vide Meu Nome Não é Johnny). Com uma diferença de seis anos entre um e outro, no começo da adolescência, os familiares começam a notar que há algo mais do que amizade entre eles. Porém, não existe no filme uma discussão sobre o tema do incesto, sobre nada. Simplesmente tudo é aceito com a maior naturalidade, onde todos vivem em paz, sem falta de dinheiro, num Rio de Janeiro tranquilo e pacífico. De irmãos a namorados, a marido e mulher. E ninguém, numa sociedade preconceituosa como a brasileira, se choca com a situação.
Para piorar, os diálogos são péssimos, amadorísticos, e as atuações, principalmente dos atores-mirins, são, e é difícil escrever isso, mas necessário, péssimas.
Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: