Wednesday, February 24, 2010

UM OLHAR DO PARAÍSO



Em UM OLHAR DO PARAÍSO, de Peter Jackson (King Kong e O Senhor dos Anéis), sabemos desde o início que a protagonista, Susie Salmon (Saoirse - pronuncia-se Shãrsa - Ronan) foi assassinada em seis de dezembro de 1973 por um serial killer. Mas nestes primeiros 20 minutos, vemos a vida quase perfeita desta garota de subúrbio, com dois pais amorosos (Mark Walhberg e Rachel Weisz), dois irmãos menores e uma vó desbocada (a sempre excelente Susan Sarandon).
Até que vem o assassinato de Susie, numa cena por demais angustiante, onde o espectador se sente impotente em ver momento tão emblemático. Stanley Tucci, aliás, é o melhor de UM OLHAR DO PARAÍSO, com sua interpretação hipnotizante de um maniaco. Ele pode entrar, tranquilamente, para a galeria dos vilões mais sinistros da história do cinema. Morta, Susie vai parar numa espécie de limbo, onde pode ver o que se sucede com sua ausência. Seu corpo não é encontrado e a família, não aceitando sua morte, começa a viver um processo de desfragmentação.
UM OLHAR DO PARAÍSO cai muito quando das "viagens" psicodélicas de Peter Jackson, com Susie vivendo num mundo paralelo, só podendo assistir o que se passa na terra. E nisso há um equívoco no título nacional, pois a garota não está no paraíso, mas sim num tipo de limbo. Quando Jackson se restringe a contar o assassinato e a investigação do crime, ele cria um excepcional thriller policial.
Cotação: bom
Chico Izidro

1 comment:

Unknown said...

Estou louca para ver este filme!
Eu ouvi várias críticas negativas sobre Stanley Tucci neste filme, não quis acreditar que fosse verdade. Que bom ler um crítica positiva sobre ele :)