Thursday, October 28, 2010

Grê10x0



O trocadilho é inevitável. Grê10x0, do diretor gremista Beto Souza, refere-se ao primeiro clássico disputado entre os tradicionais rivais gaúchos em 1909. Aquela partida foi vencida pelos tricolores por 10 a 0, logo na estreia do Internacional nos gramados (bem, talvez nem houvesse gramado naquela época, mas sim um campo de chão batido).
A fórmula de Grê10x0 não foge muito do filme do seu adversário, catando depoimentos de torcedores, dirigentes e ex-jogadores. Mas leva vantagem em conseguir algumas imagens do começo do século passado, ainda quando o Grêmio tinha o seu campo no Moinhos de Vento, na região central de Porto Alegre. Ainda é destacado no roteiro os 12 títulos conquistados em 13 anos pelo time logo após a construção do estádio Olímpico. Porém destaque maior é dada a virada gremista em 1977, quando da quebra da hegemonia colorada no Estado, na equipe montada por Telê Santana e que até hoje é lembrada pelos torcedores.
Aquele ano é considerado um dos mais importantes da história tricolor, pois a partir dele que o Grêmio cresceu para fora dos limites regionais, vindo a ser campeão brasileiro em 1981, e da Libertadores e do Mundo em 1983.
Em Grê10x0 aparecem depoimentos de ex-jogadores como Iúra, Juarez e dirigentes, como Antônio Carlos Verardi. Entre os torcedores, aparece o fanático jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, que nega-se a falar o nome do Internacional. E isto até poderia ser engraçado, mas não é, pois ele acaba esquecendo que o rival venceu mais clássicos. Outro problema que repete-se é que Grê10x0, a exemplo de "1983, o ano azul", não consegue emocionar.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: