Thursday, October 28, 2010

Supremacia Vermelha



Supremacia Vermelha, do colorado Fabiano de Souza, tem como ponto de partida o octacampeonato gaúcho obtido pelo time entre 1969 e 1976. Deste modo, o diretor escolheu oito Gre-Nais considerados os mais importantes para a história do Internacional, que desde 1945 superou o adversário em número de vitórias.
O filme é mostrado em forma de documentário, catando depoimentos de torcedores, por excelência extremamente fanáticos, de ex-jogadores e dirigentes. Em relação as imagens de clássicos, Supremacia Vermelha deixa a desejar, principalmente em relação aos Gre-Nais disputados nos anos 1970. Talvez por motivos de direitos de imagens, vemos na tela apenas fotos e a narração de alguns gols da poderosa máquina dirigida por Rubens Minelli.
Entre os clássicos escolhidos, estão o da inauguração do Olímpico, onde o Internacional enfiou 6 a 2 no Grêmio, o do gol mil de 2004, quando da estreia de Fernandão. Este dérbi também é considerado emblemático, pois a partir dele o clube do Beira-Rio começou a caminhada para conseguir seus principais títulos internacionais.
Fabiano de Souza também relembra o Gre-Nal do Século, disputado em fevereiro de 1989, mas válido pelo Brasileirão do ano anterior. E o do 5 a 2 em 1997, ganho pelo Internacional no estádio Olímpico, numa tarde iluminada de Fabiano, que aparece dando seu depoimento.
Supremacia Vermelha perde pontos também nos depoimentos extremamente radicais de alguns de seus torcedores. Por mais que tentem ser engraçadinhos, debochados, acabam por fazer provocações desnecessárias, que podem criar mais animosidade do que já existe entre as torcidas.
Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: