Saturday, January 29, 2011

O Turista



Por toda a expectativa, por toda a produção colocada nele, pelos seus protagonistas, pelo seu diretor, O Turista tinha toda a obrigação de ser "O Filme". Bem, acaba ocorrendo exatamente o contrário. É de uma total decepção e mesmo não querendo ser radical, já o coloco entre um dos piores do ano, mesmo que estejamos apenas em janeiro de 2011.
Em O Turista fica difícil se saber sua categoria. Seria um policial, um suspense, uma comédia? Acaba sendo tudo e nada ao mesmo tempo. Para os astros Angelina Jolie e Johnny Depp não vai pesar muito. Apenas um tropeço. Para o diretor alemão Florian Henckel von Donnersmarck, do sensacional A vida dos outros, um tremendo retrocesso na carreira.
O filme é ambientado na romântica Veneza e é um veículo para o ego de Jolie, que como se sabe, é belíssima, mas seu corpo está esquálido. Ela é Elise, que coloca na maior arapuca um simples professor de matemática interpretado por Depp, que acredita na Itália se falar espanhol. A femme fatale faz com que o paspalho Frank seja confundido com Alexander Pearce, que desfalcou um mafioso em mais de 700 milhões de dólares. Além dos criminosos, ele também tem de escapar da Scotland Yard. Ou seja, o homem errado no lugar errado na hora errada. Tentou-se fazer algo ao estilo Alfred Hitchcock, que deve estar se remexendo no túmulo.
As cenas inverídicas se empilham - preste atenção na perseguição de barcos nas vielas de Veneza. E que tal a cena do baile, onde todos, sim, todos os presentes ficam extasiados com a entrada no salão de Elise? E o que dizer dos diálogos? Simplesmente lamentáveis. Em certo momento, Jolie e Depp, que não conseguiram ter a menor química, olham-se e ela diz para ele: "Queria tê-lo conhecido numa outra vida", e sai. Frank fica abobalhado e quando Elise já está longe, solta a pérola: "Mas eu estou apaixonado por você". Os cantores sertanejos perdem longe.
cotação: ruim
Chico Izidro

1 comment:

Liana Moraes said...

O horror o horror o horror! Mas o mais adoravel de tudo fomos nós rindo às pencas dos diálogos melosos e inverossimeis e estragando o programa dos casais no cinema. O pior do ano desde já!