Tuesday, January 11, 2011

Além da vida




Clint Eastwood resolveu mexer com a espiritualidade em seu novo filme, onde repete a parceria com Matt Damon, iniciada em Invictus. Só que desta vez os dois astros acabam tropeçando clamorosamente no irregular Além da vida (Hereafter). A história mostra a vida de três pessoas, duas que têm de lidar com perdas recentes em suas vidas e um vidente que deseja se libertar do que considera ser uma "maldição" poder se comunicar com os mortos.
Além da vida tem um início arrasador. São talvez os 15 minutos mais eletrizantes do cinema desde a invasão da Normandia retratada em O resgate do soldado Ryan (1998). Aqui, no caso, é feita a reconstituição, perfeita, da tsunami que varreu a costa asiática em dezembro de 2004.
A devastação é presenciada pela jornalista Marie Lelay (Cécile De France), que está na Tailândia em férias com o namorado. Os dois sobrevivem e ela chega a ser dada como morta após se afogar. E enquanto está inconsciente, acaba tendo uma visão. Na volta a Paris, entra em licença e prepara-se para escrever um livro sobre o ex-presidente francês François Mitterrand, mas decide escrever sobre sua experiência traumática e cai em descrédito. Ao mesmo tempo, em Londres, o garotinho Marcus (Frankie McLaren) perdeu o irmão gêmeo num acidente e não consegue mais levar uma vida normal. Seu objetivo passa a ser tentar se comunicar com o irmão Jason.
Enquanto isso, o vidente George (Matt Damon, sem o menor traquejo) se considera uma aberração e tenta levar uma vida normal como trabalhador braçal. É um solitário e tenta engatar um namoro com a bela Melanie (Bryce Dallas Howard), que acaba frustrado quando ela descobre os poderes dele.
Sem contar mais, Além da vida é arrastado, dando a impressão de que Clint Eastwood não soube o que exatamente transmitir. Existem cenas desconexas e um final completamente inverossímil. O bom é que sabemos que o diretor tem crédito e que na próxima virá com um filmaço, para compensar este tropeço. Afinal não dá para acertar sempre.
cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: