Sunday, November 06, 2011

Tarde Demais



Os assassinatos em massa nas escolas e universidades dos Estados Unidos, infelizmente, são um fato corriqueiro. Sendo a tragédia de Columbine a mais famosa, mas não a mais numerosa em vítimas. O cinema tem tratado regularmente do tema, vide Elefante e Tiros em Columbine, mas sempre analisando o porque de os assassinos terem cometido tal crime.
Tarde Demais (título nacional para Beautiful Boy ou Belo Garoto, mas não tão errático, devido ao assunto de que trata), de Shawn Ku, mostra o outro lado da questão, que são os pais de pessoas que cometem esses atos insanos. O que se passa na cabeça deles, o drama de ver o filho ter praticado um massacre em massa, se se sentem culpados. O que poderiam ter feito para evitar a atitude homicida do filho. Como suas vidas passam a ser vividas após o incidente...Como passam a ser vistos por familiares, amigos, colegas de serviço e imprensa.
Enfim, são várias as perguntas que Tarde Demais tenta responder, muitas delas sem respostas. Os pais do jovem que comete os crimes no impactante filme são interpretados à flor da pele por Michael Sheen (de A Rainha e Maldito Futebol Clube) e Maria Bello (de Obrigado por Fumar).
A vida destruída dos dois é bem retratada na câmera nervosa, que passeia rapidamente pelo ambiente. E a trilha sonora pulsa fortemente, fazendo com que o espectador agarre fortemente os braços da poltrona. Tarde Demais é impactante.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: