Thursday, June 14, 2012

O Deus da Carnificina




A câmera ao longe foca um grupo de crianças em uma praça. Repentinamente, uma delas agride outra com um pedaço de pau e lhe arranca dois dentes. Este é o início de "O Deus da Carnificina", de Roman Polanski, baseado em peça da francesa Yasmina Reza. Do parque, a ação passa rapidamente para um apartamento em Nova Iorque - na realidade as filmagens foram realizadas em Paris, já que o cineasta septuagenário não pode colocar os pés nos Estados Unidos sob o risco de parar atrás das grades.

No apartamento, encontramos dois casais. De um lado, o vendedor Michael Longstreet (John C. Reilly) e a escritora Penelope Longstreet (Jodie Foster) e do outro o advogado Alan Cowan (Christoph Waltz) e a corretora Nancy Cowan (Kate Winslet). A visita dos Cowan pretende-se como uma forma de se desculpar pela agressão de seu filho ao filho dos Longstreet. No começo, a conversa flui tranquilamente, pois os casais parecem ser pessoas civilizadas. Só que aos poucos a animosidade vai tomando conta do ambiente.

Em princípio, as duplas defendem seus rebentos. Logo, eles estão despejando veneno entre seus pares, com os homens unindo-se contra as mulheres e essas contra os homens. E por fim, Michael e Penelope estão brigando entre si, assim como Nancy e Alan estão trazendo à tona seus rancores.

"O Deus da Carnificina" é teatro filmado, mas muito bem filmado. Apesar de a trama transcorrer apenas em um mesmo ambiente, a ação é ágil, com diálogos inteligentes e mordazes. E elogiar os protagonistas é chover no molhado. Jodie Foster e Kate Winslet, oscarizadas, são invariavelmente brilhantes. Chris Waltz, revelado ao grande público em Bastardos Inglórios, é mestre em fazer figuras antipáticas e arrogantes. E John C. Reilly, o melhor coadjuvante do cinema atual, confirma sua excelência ao lado de nomes de primeira linha.

Por fim, Roman Polanski comprova sua versatilidade, pois é um diretor que vai do terror ao drama e a comédia ao suspense sempre com a mesma desenvoltura.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: