Thursday, December 25, 2014

"A Família Bélier"


Quando os franceses acertam em um filme, sai de perto, ou melhor, aproxime-se. "A Família Bélier", dirigido por Eric Lartigau, mostra os problemas que podem passar os deficientes auditivos. Em 2011, os franceses acertaram com "Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache, que retratava a vida de um milionário tetraplégico e seu ajudante africano. Agora, vemos uma família de fazendeiros, os Bélier, onde o pai Rodolphe (François Damiens), a mãe Gigi (Karin Viard) e o filho mais novo, Quentin (Luca Gelberg) são surdos. A filha mais velha, Paula (Louane Emera) nasceu sem problemas, e é ela que faz o meio de campo entre os pais e o resto do mundo. Ela traduz tudo para os compradores dos produtos da fazenda, os vizinhos. Ao mesmo tempo, Paula está no ensino médio, e lá que se interessa pelo jovem Gabriel (Ilian Bergala), que é sósia do ator americano Patrick Dempsey. Para ficar perto dele, ela entra no coral da escola.

E lá acaba descobrindo tem uma voz incomum. Por isso, abre-se a possibilidade de Paula participar de um concurso na Radio Francem, em Paris. Mas como abandonar os pais, tão necessitados da ajuda dela? Paula tem interesse em partir, mas os pais também não aceitam os objetivos da filha. Afinal, para eles, ela deveria seguir a vida de fazendeira.

"A Família Bélier" tem momentos tocantes. Um deles é quando, durante uma apresentação do coro da escola, é tirado o som do filme, para mostrar a sensação de uma pessoa surda durante um concerto. O silêncio. Noutro, Paula canta, enquanto usa a linguagem dos sinais para explicar aos pais o significado da letra.

Louane Emera é cativante, mesmo aparentando mais do que a idade sugerida no filme. Outro destaque é o ator Eric Elmosnino, que vive o professor de música de Paula - um estilo arrogante, mas que esconde um grande ser.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: