Thursday, December 25, 2014

"Uma Longa Viagem"

Eric Lomax (Colin Firth) é um traumatizado de guerra. Mas não consegue expor seu problema para a esposa, Patti (Nicole Kidman), que ele conheceu numa viagem de trem pelo interior da Inglaterra. Lomax é também um entusiasta por trens, o que explica o título original do filme, "The Railway Man", dirigido por Jonathan Teplitzky. A história começa em 1980 e volta no tempo, exatamente a 1942, no Oriente, onde Lomax e seus companheiros de exército britânico são feitos prisioneiros de guerra pelos japoneses.

E eles passariam o inferno nas mãos dos nipônicos, que em seu código de honra, não concebiam que soldados pudessem se render. No caso de perder uma batalha, a saída era o suicídio. Render-se era a desonra. E por isso os ingleses são transformados em escravos, tendo de trabalharem na construção de estradas de ferro no extremo oriente. Mas Lomax é brutalmente torturado, após construir um rádio e ser descoberto. As torturas que sofreu inundam seus sonhos, e compromentem seu casamento.

Até que um dia ele descobre que o soldado japonês que o torturou, Nagase (Hiroyuki Sanada) ainda está vivo. Então Lomax decide procurar o algoz em busca de vingança. Vingança que mudará sua vida.

"Uma Longa Viagem" é um filme perturbador, principalmente por suas cenas de tortura e também de suicídio de um personagens centrais da trama. Mas ao mesmo tempo, ele não consegue convencer na caracterização dos personagens. Colin Firth deveria ter mais de 60 anos, mas não aparenta. E Nicole Kidman está sem expressão, talvez pelo excesso de botox que aplicou no rosto nos últimos anos. Mas o filme comove em seu final.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: