Thursday, December 25, 2014

"Libertem Angela Davis"


Angela Davis foi uma ativista política, que pertenceu ao Partido Comunista Americano e defendeu os Panteras Negras, grupo radical armado formado nos Estados Unidos no final da década de 1960, e que lutava pelos direitos dos negros. Em "Libertem Angela Davis", dirigido por Shola Lynch, é resgatada toda a trajetória desta mulher negra, nascida na segregacionista Birmingham, Alabama, em 1944. O lugar é onde ocorreram os mais violentos conflitos pelos direitos civis na década de 1960.

Época em que Angela Davis estava estudando na Alemanha. Vendo o que acontecia em seu país, ela decide voltar e entra de cara na luta anti-racismo. E ao se apaixonar por um presidiário negro, como mostram cartas e outros documentos, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos em 1970, passando a ser perseguida pelo FBI em todo o país. Quando presa, Angela vai a julgamento, correndo o risco de pegar pena de morte.

Pois este belo documentário, com incríveis imagens de época, seja em fotos, como em reportagens, resgata o período conturbado vivido nos Estados Unidos. Muitas das pessoas que viveram aquela época e hoje com seus 70, 80 anos de idade, dão os seus depoimentos e sua visão dos acontecimentos. Até mesmo Angela Davis, atualmente com 70 anos, fala de si e daqueles que a defenderam. Uma mulher de fibra.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: