quinta-feira, julho 26, 2018

"A Festa" (The Party)




"A Festa" (The Party), direção de Sally Potter, é uma comédia de humor negro, daquele humor bem típico inglês, o que significa não ser de boa compreensão para os brasileiros, que adoram algo mais escrachado. Nestra obra são mostradas piadas afiadas, deboche, mas sem a apelação de usar o corpo, como gosta de fazer o pseudo-humorista Leandro Hassum, que se considera sucessor do este sim genial Jerry Lewis.

A protagonista é a sempre glamourosa Kristin Scott Thomas, que interpreta Janet, recém escolhida para o cargo de Ministra da Saúde do Reino Unido. Para comemorar, ela e o marido decidem receber em sua casa vários amigos para uma janta.

Mas o que se esperava de uma comemoração, o que acontece são personagens inseguros, guardando segredos - a protagonista passa o tempo todo olhando o seu celular para ver misterioros recados, enquanto que o marido, o intelectual Bill (Timothy Spall) tem uma revelação muito forte para fazer. A história pode ser vista como uma mostra de como os governos podem ser corruptos, escondendo coisas de seus cidadãos. E a nova ministra é um retrato disso.

No elenco, vemos boas performances de Kristin Scott Thomas, Timothy Spall, Emily Mortimer, Cherry Jones, Patricia Clarkson e Bruno Ganz, que são a melhor coisa do filme, no papel de um casal que transforma "A Festa" em uma quase tragicomédia.

Duração: 1h11
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário: