quinta-feira, fevereiro 21, 2019

"Guerra Fria" (Zimna Wojna)




Do mesmo diretor do oscarizado "Ida", Pawel Pawlikowski, "Guerra Fria" (Zimna Wojna) foca nos anos pós-II Guerra na Polônia e o que o comunismo impingiu ao país, estragando a vida de milhões de pessoas. O diretor, ao realizar o filme, pensou nos seus pais, que se apaixonaram, mesmo tendo temperamentos completamente distintos.

Zula (Joanna Kulig) é uma camponesa que pretende ser cantora e Wiktor (Tomasz Kot) é um pianista, que corre a Polônia atrás de artistas para uma companhia de artes, que fará apresentações sobre a cultura polonesa. Aos poucos, os dois acabam se apaixonando, em plena Polônia vivendo sob o tacão do regime Stalinista.

O casal sonha em fugir para o Ocidente, e Paris, com seus cafés e musicais, é o local mais desejado. Só que um deles não irá se adaptar à França e destroçar o relacionamento - percorrido num período de 15 anos.

A obra, filmada em preto e branco, tem ainda uma ótima reconstituição de época, e atuações fortes. Temos a forte sensação de que Kulig e Kot estão mesmo vivendo naqueles anos tensos e de forte repressão. A empatia entre eles é enorme. E nos transporta no tempo.

Duração: 1h28
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...